sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

pitaco #17 - lygia fagundes telles

Livro: O Segredo e Outras Histórias de Descoberta
Ano: 2012
De quem: Lygia Fagundes Telles

Não sei falar sobre livros que gosto. Não sei falar sobre livros de contos. Este foi um livro de contos que gostei.

Os 5 contos foram escritos sob a mesma ótica de crianças descobrindo coisas novas. A perspectiva de descoberta é sempre difícil de descrever, mas a Lygia o faz de uma forma tão leve que, em alguns momentos, me perguntei até onde aquilo não havia sido presenciado por ela.

No segundo conto, "O Menino" [meu preferido do livro], a autora traz, com muita simplicidade e verdade, a sensação de um garotinho ao descobrir um defeito enorme de sua mãe - que, até então, era idolatrada por ele. A expressão do garoto, sua reação e seus pensamentos são descritos com tanta autenticidade que virei a página esperando por uma história de pelo menos mais uma semana daquela família.


Em "O Gorro do Pintor", Lygia demonstra como uma criança reage a um recital. Ouvidos atentos, cachorros, gorros, tristeza. Ela sequer reproduz a poesia e fiquei com os olhos marejados. Imagine a personagem. É o conto que você pensa "pronto. Agora. Termina agora": e termina na hora certa.

Com cinco contos curtos, este é um prato cheio para quem não conhece a autora e quer descobrir sua escrita. São 64 páginas que podem ser lidas d'uma só vez e finalizadas com um suspiro de "Caraca..."

Lygia é amor, seus contos são puro amor e eu não sei o que estou fazendo que ainda não fui comprar um de seus romances. Tenho a impressão de que estou perdendo por só lê-la tão "picotada" rs

Skoob Twitter Blog de crônicas, contos e blablablás. | Pra seguir o blog. | Youtube


Nenhum comentário:

Postar um comentário