quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

pitaco #9 - antonio bivar

Livro: Yolanda
De quem: Antonio Bivar
Ano: 2004

Você sabe quem foi Yolanda Penteado? Assis Chateaubriand? Ciccillo Matarazzo? Anita Malfatti? Di Cavalcanti? Manuel Bandeira? Oswald de Andrade?


Aposto que, depois do Chateaubriand, você conhece todos, sim? São grandes nomes de artistas que foram muito citados e engrandecidos durante a renomada Semana de Arte Moderna de 22. Mas, tá: quem é Yolanda e por que o nome dela tá nessa lista também?



Bem, trocando em miúdos, Yolanda foi uma das pioneiras na construção da identidade histórico-cultural que existe na cidade de São Paulo. A primeira Bienal só acontece por causa do esforço dela; o MAC (Museu de Arte Contemporânea) tem um dos maiores acervos da América Latina por conta de doações dela e de seu ex-marido, Ciccillo Matarazzo (família Matarazzo, aquela cujas casas são as únicas sobras do patrimônio histórico do século passado, lá na Av. Paulista); ela homenageou seu grande amigo e fundador do MASP, mudando o nome do museu para Museu de Arte Assis Chateaubriand (pois é, eu também não sabia desse nome!). Enfim. Yolanda está em peso em todas as coisas que dizem respeito à grande arte do Brasil.

Esse livro conta a história desta mulher de uma forma brilhante: com humor e muitas referências incríveis. Ganhei o livro de presente e não fazia ideia de quem era a mulher (sinceramente, esperei algo como "Iracema"... rs), mas, mesmo assim, depois da introdução já não consegui mais largá-lo. A escrita é esplêndida e Antonio Bivar (que faz de TUDO e já foi no Jô - e mesmo assim eu nunca tinha ouvido falar), o autor, consegue trazer pra perto algo que aconteceu entre 1903 e 1983, quando Yolanda morreu e deixou pra trás um legado memorável.

Se você gosta de São Paulo, leia. Se você gosta de Londres, Paris e Berlim, leia. Se você gosta de arte, leia. Você gosta de Picasso? Ela também - e conseguiu conhecê-lo. Se você gosta de histórias muito bem contadas, leia. Se você gosta de saber como as pessoas se comportavam (e como as mulheres daquela época escolhiam os caras com quem iam sair hahahaha), leia. Se você quer descobrir com quem mais Yolanda se relacionou, além do inventor do avião, Santos Dumont, leia. Se você não tem nada pra fazer, passa lá na Sé e compra esse livro por R$3: leia.

É incrível! Fiz inúmeras marcações e foi uma surpresa maravilhosa. Amo ainda mais São Paulo e fiz uma lista de lugares que quero conhecer, depois de ter lido. O primeiro desses lugares é a Praça Yolanda Penteado, que fica lá no Higienópolis. Aceito companhia! :-)

ADENDO: acabei de descobrir que, em janeiro de 2013, a Rede Globo fez uma novela/minissérie (não estou muito certa) sobre a vida da Yolanda! Chamou-se "Um só coração". Que demais! Quem interpretou seu papel (sem semelhança ALGUMA rs) foi a Ana Paula Arósio, que estava com os cabelo esticadíssimos. O elenco tem até o Edson Celulari antes das plásticas, gente! De qualquer forma, não é pra menos. O Roberto Marinho, dono da Globo, é citado N vezes durante o livro. Tem mais sobre aqui.
_____________________________________________________________

Se você gostou, desce a barra de rolagem e participa do site: uma das minhas realizações pro ano de 2014 é escrever mais aqui. Tenho Twitter e um perfil do Skoob (que tô tentando manter atualizadinho!), caso alguém queira.

Beijo, gente.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário