sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

pitaco #13 - mario prata

Livro: Paris, 98!
De quem: Mario Prata
Ano: 2006


Descontraído, engraçado, inusitado e completamente Brasileiro (com B): essa é a descrição pra "Paris, 98!".
Imagine você, brasileiro (e, como bom brasileiro, endividado até as cuecas), comprando um microondas nas Casas Bahia. Dividiu em trezentas e vinte e quatro vezes, no carnê. E aí ganhou uma viagem pra assistir à Copa, em Paris. Pra chegar em Paris, primeira classe. Pra ficar em Paris, hotel 5 estrelas (com quarto síngol).

Conhece e divide voo / hotel / cerveja com gente rica, gran fina, com grana saindo pelos bolsos: e sem dar a mínima pra isso.

O livro é engraçadíssimo, despretensioso, é a cara do brasileiro em todos as tentativas de mutreta, de burlar as regras, do francês que acaba no "bon jour!".

Vale a pena pelas risadas, pela história, pelo desfecho (que eu achei MUITO inusitado, engraçado e bem feito). Vale a pena ver de onde saiu o humor irônico do filho do Mario, Antonio Prata (colunista e cronista da Folha; escritor de alguns livros - um deles recentemente lançado pela CIA das Letras etc). Vale a pena pela diversão, pela identificação. Vale a pena pelo futebol. Vale a pena pela capa. Vale a pena pela edição (espaçamento duplo e tudo - mas a folha é branca).

Por fim: leiam Mario Prata! Leiam Antonio Prata! De destravar o riso. :-)

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário