terça-feira, 10 de setembro de 2013

pitaco #5 - martha medeiros

Livro: Noite em Claro
De quem: Martha Medeiros
Ano: 2012


A coleção 64 páginas da Editora L&PM consiste em publicar livros em 64 páginas. Chocante, não? Pois bem. Quando escolhi este livrinho da Martha Medeiros pra comprar, não esperava mais do que um ou dois contos sobre feminismo decentes ou quaisquer coisas do gênero. Conheço pouco de dona Martha, mas preciso dizer que esta mulher me tirou o fôlego em 64 páginas e, ainda melhor, custou só cinco reais.



Não sabemos o nome da personagem, mas o livro começa dizendo que está chovendo, é 12 de Junho, é dia dos namorados e a história será escrita até que a chuva cesse.

Li durante os aproximados vinte e cinco minutos de intervalo de aulas e foram os vinte e cinco minutos mais bem gastos de toda a minha história acadêmica. 

Martha Medeiros escreve uma história sobre mulher. Sobre mulher. Com a entonação, a pegada, a força e a vontade que existem na entonação da palavra. Não é sobre uma mulher. É sobre mim.

E não só sobre mulher, porque fala das inseguranças que eu não gosto de ter. Nah. Nada disso. É sobre mulher, porque fala da vontade flamispirante que existe dentro de mim. Porque fala do ódio, da raiva, do erro, do acerto, de tudo o que eu não tenho coragem e não tenho vontade. Porque fala do punho que fecha, do olhar que não acaba. Do escuro que continua lá quando a manhã dá as caras.

É um livro escrito pra mim, porque a Martha conta cada centímetro de mim. E eu caibo em sessenta e quatro páginas. Tamanho pocket.



Então, se no final de semana o azedume bater e as cores sumirem, dá um pulo na banca e investe R$5,00 pra descobrir o porquê disso tudo.

Vai por mim: vale a pena. E se não valer o livro inteiro, aposto que os cinco mangos são válidos só pela primeira página.

A trilha sonora foi o CD "Toque Dela" do Marcelo Camelo. Sobretudo, esta música:

______________________________________________________________________________

Tem mais opiniões minhas aqui no blog, clica na abinha "pitacos" e no link pro blog da Mycaela Castro, onde escrevo uma coluna semanal sobre literatura! ;-)

Tô no Twitter, se alguém quiser conversar comigo.

'Cês já leram dona Martha? Alguém mais teve essa sensação de primeira pessoa?

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário